sábado, 5 de junho de 2010

Pro Parkour Against Competition


Nos últimos três anos o Parkour tem sido bastante bombardeado com o surgimento de competições, torneios e manifestações comerciais. Estados Unidos, Inglaterra e Japão foram os primeiros países a tomar à dianteira e “ferir” o princípio de ouro da não-competição que é disseminado de praticante para praticante. Quem já treina a certo tempo já começou escutando que o Parkour é uma atividade que não possui competição, não treinamos para ser melhores que os outros e sim melhores que nós mesmos. Quem inicia na prática atualmente é difícil de pegar esse espírito de antigamente, onde não importa movimentos, estética, nada disso! Somente a vontade de crescer, ser uma pessoa melhor em todos os sentidos!

Nós do Parkour Juiz de Fora, junto com outros grupos do Brasil e do mundo inteiro estamos voltando com a campanha "Pro Parkour Against Competition". Segue o texto escrito por Duncan responsável pelo projeto Pilgrimage e pelo Erwan Le Corre, fundador do MovNat. Na época do Lançamento eles receberam apoio do David Belle o texto foi aceito e divulgado no mundo inteiro.

A FAVOR DO PARKOUR, CONTRA COMPETIÇÃO!
“Corra sem rivais”

Originalmente por: Duncan Germain e Erwan Le Corre
Tradução e adaptação: Eduardo Rocha (duddu)

Os membros desta comunidade são fortemente contrários a idéia de competições organizadas de Parkour.
Nossas razões:

1.
a. Não acreditamos em elites.
b. Não acreditamos em nenhuma forma de distinção entre os praticantes.
c. Não acreditamos na necessidade de se criar qualquer forma de hierarquia de habilidades entre os praticantes.
d. Acreditamos que “o melhor” não significa nada dentro do Parkour, pois vencer ou perder também não tem a menor importância para a filosofia.
e. Não aceitamos tal princípio como parte da filosofia do Parkour.

Ao contrário: Acreditamos que o motivo por qual se treina deve somente, e sempre, ser um chamado interior. Esforçamos-nos para sermos fortes, por nós mesmos e pelos outros. Não queremos ir de contra outras pessoas, mas treinarmos com elas e por elas.

Portanto, rejeitamos e desencorajamos qualquer forma de rivalidade entre os praticantes. E fazemos o inverso: valorizamos a solidariedade e o respeito mútuo para obtermos sucesso tanto como indivíduos quanto como comunidade.

2. Acreditamos que vai de contra a filosofia do Parkour competir pela vitória ou pelo ganho de qualquer outra coisa que não faça parte dos valores da atividade. Como por exemplo: medalhas, prêmios, troféus, dinheiro, fama, reconhecimento ou glória. O mesmo se aplica aos que buscam exibicionismo para o público.

Ao contrário: Procuramos não cobrar nada e beneficiar todas as pessoas com as nossas ações. Almejamos também benefícios que todos possam compartilhar. “Somos doadores, e não receptores.

3. A competição encoraja que a pessoa despreparada sacrifique sua saúde por uma breve vitória, ou para conquistar um título que não tem valor algum. Ela força que competidores de elite constantemente e repetidamente arrisquem o seu mais precioso bem, a saúde, em busca da obsessão e da obrigação de obter a vitória, ou qualquer outro benefício como: dinheiro, posição ou prestígio, aumento do ego, contratos profissionais e comerciais e acordos remunerativos. Isso leva o praticante a desregular o seu treino e focar-se somente em habilidades específicas que deve adquirir para vencer, conduzindo-o assim a lesões crônicas. Apesar das negações oficiais, o uso de doping está relacionado a todos os tipos de competições, seja com envolvimento de dinheiro ou não. Acreditamos que a conseqüência física de se participar de competições de alto nível é contra a filosofia do parkour, pois a ênfase da atividade reside na moderação e na necessidade de fortalecimento.

Ao contrário: O Parkour é uma atividade humilde, paciente e pra toda a vida. O corpo humano necessita desse condicionamento para assegurar sua resistência e longevidade. Moderação é um dos valores mais importantes no Parkour e é uma qualidade indispensável para a preservação de si mesmo e para o fortalecimento do corpo. Portanto, rejeitamos qualquer coisa que vá de contra essa moderação e provoque agressões ao corpo.

4. O Parkour não pertence às corporações, patrocinadores, mídia, e pessoas que ficam somente sentadas para assistir. Acreditamos que nós NÃO devemos apoiar atividades e projetos que utilizem o nome do Parkour e que venham a manchar seu nome e divulgar ao público e na mídia uma atividade que NÃO condiz com a disciplina; ignorando assim a resistência da maioria das comunidades contra tais intenções.

Ao contrário: Afirmamos que Parkour é uma disciplina não competitiva que pertence a todos os seus praticantes, as comunidades locais, aos grupos e amigos e a raça humana de uma forma geral. Acreditamos que devemos permanecer unidos e contra essas ambições que não refletem a filosofia original e que desrespeita tanto a ela quanto a todos da comunidade.

Competição não é inevitável – é apenas mais um obstáculo!
Apóie o Parkour original e mantenha a nossa disciplina livre!

Tradução do Banner:
“A Favor do Parkour, Contra Competição.
Mantenha o Parkour livre e verdadeiro.
Adicione isso a sua assinatura para mostrar o seu apoio”

3 comentários:

Lauro Moraes disse...

Muito bom o post. E muito pertinente também! Cada dia mais vejo as pessoas que não entendem de verdade o PK se referindo às apararições comerciais e ao exibicionismo que está aumentando.
Tento explicar um pouco do sentido do parkour puro para elas. Mas o que a mídia está expondo é realemente preocupante, estão mostrando algo que não é o parkour e usando o seu nome.
Apoio completamente o Pro Parkour. Vou postar esse texto no meu blog também Ícaro, e colocar um link pra PKJF.
Valeu!

Lauro Moraes disse...

Fala pessoal. Aqui, onde tem o link para aquele HD virtual de vocês? Queria o link de uns videos... vlw

Ícaro Iasbeck disse...

Eu to organizando ele direitinho, depois vou postar atualizado, qual vídeo você quer?