Cheney, Rodrigo, Crec, Paulo, Allan e Igor, voltem sempre! :D
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Vizinhos
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Encontro Brasil - França '09


Segunda foi o dia que mais rendeu para mim, acho que foi o único treino que realmente me deu vontade de treinar. (Isso não vem ao caso nessa postagem, depois explico com mais detalhes no meu blog.). Nesse treino foi uma galera com a cabeça mais no lugar, que fez render horrores! Thomas Couetdic da Parkour Generation puxou um treino muito legal, visando resistência e muita diciplina. Kazuma preferiu não treinar pois estava cansado, e por não curtir tanto aquele estilo de treino. O que mais me impressionou neles foi a humildade, diciplina. e a paciência. Por eles serem um dos pioneiros Parkour, pensei em me deparar com os monstros da yamakasi, brutos, feroses, agindo do insinto. Mais muito pelo contrário, são extremamentes calmos, controlados e técnicos. Aprendi que cada detalhe de seu treino, por menor que seja, faça ele valer apena.

Queria agradecer de coração a Geração Tracer, pela compania durante nossa ida até São Paulo. Obrigado por nos receber tão bem! Em especial queria agradecer o Pipolo pela hospedagem e pela paciência com agente, muito obrigado pelas conversas rapaz! (vou me lembrar e fazer juros muito bem da ultima coisa que você me disse em São Paulo). Muito obrigado ao Zico e a Isis, pelo carinho de sempre, e a Tia Lurdinha pelo almoço maravilhoso! E não poderia esquecer do Dirceu, obrigado por tudo rapaz! :D
Queria dizer que foi um prazer imenso treinar com a galera do Brasil inteiro. Um prazer conhecer vocês rapazes, obrigado por tudo! (infelizmente não da para citar o nome de todo mundo)

Tenho orgulho de ter amigo como vocês!
domingo, 5 de julho de 2009
Diário Regional
(Repórter: Gabriel Marson)

domingo, 14 de junho de 2009
Piraúba
No mês de Maio fomos chamados pelo Matthaeus, um dos representantes do Parkour Piraúba, para ensinar alguns conceitos básicos sobre o parkour, e consolidar o Parkour na cidade. Ficamos uma semana para organizar nossa ida até a cidade. Eu (Ícaro Iasbeck) e Luciano que estávamos mais disponíveis, resolvermos marcar a viagem para o dia 30 de maio.
Saímos daqui 7:30 da manha e chegamos por volta de 9:30. Chegando lá, já fomos direto para o local de treino. Puxamos um treino mais leve, ensinando técnicas de aquecimento, alongamento e alguns movimentos básicos. Depois disso fomos almoçar na casa do Willy e fomos treinar. Nesse treino a tarde, puxamos coisas mais pesadas, repetição de técnicas e percursos longos. Conversamos bastante, deu pra trocar bastante idéia. Rendeu Bastante! :D
Depois do treino fomos novamente para casa do Willy para pegar nossas coisas para ir para rodoviária. Nosso ônibus saiu de lá as 18:30, chegamos as 20:30 em Juiz de Fora.
Brigadão rapaziada!
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Questionário
Ícaro Iasbeck, 17 anos.
Há quanto tempo você pratica?
Conheci o Parkour em março de 2007. Vamos dizer que nessa data eu apenas “brincava de Parkour”. No início tudo era muito desorganizado, não tinha ninguém mais experiente para nos ensinar, aprendemos na marra. Só depois de viajar pelo Brasil, conversar com os Tracers (praticantes de Parkour) mais experientes, que comecei a entender o conceito do Parkour, que vai muito além de um simples salto. No mais se alguém me perguntar há quanto tempo eu treino, falo com orgulho dos meus 2 anos. Não excluo o meu início, pois acredito que aprendemos com nossos erros.
Como conheceu o esporte? e como foi o 1° contato?
Conheci o Parkour através de vídeos na internet, e alguns filmes. Procurei saber mais pelo Orkut, onde encontrei um pessoal que treinava. O primeiro treino foi uma coisa bem simples, todo mundo era iniciante... não me arrependo, se não fosse por aquele treino, não estaria onde estou.
Quem foi o responsável por trazer o Parkour para Juiz de fora? E quando trouxe?
Quando comecei já tinha uma galera que “treinava”. Com o tempo esse pessoal foi sumindo, restaram somente alguns integrantes que levavam a prática mais a sério. Nós nos juntamos, e formamos a Parkour Juiz de Fora. Com o grupo mais sério formado, começamos divulgar o Parkour da forma certa. É difícil falar quem trouxe, gosto de falar que os primeiros praticantes trouxeram a idéia, e o grupo Parkour Juiz de Fora concretizou a prática do Parkour na cidade.
Onde são os treinos?
Antigamente os treinos eram marcados na UFJF, praça cívica. Mais como a universidade está em reformas isso dificulta bastante os treinos. Atualmente estamos treinando em praças e locais públicos. Algum deles são: Mergulhão, Praça Meuquita e entre outras praças na cidade.
Qual idade indicada para a prática do Parkour?
Esse lance de idade é complicado. No Parkour não temos um livro de regras para seguir, esse livro é você quem faz. Quando nós estávamos dando treino de iniciante na UFJF já apareceram garotos de 10, 11 anos, como também rapazes de até 30, 35 anos. Não tem idade especifica para o Parkour. Na minha opinião, quanto mais novo melhor, a criança não tem muito aquele pensamento limitado, cheio de barreiras, ela ainda não foi infectada pela sociedade como um todo, onde tudo é proibido. Não que agente esteja quebrando barreiras, nós só estamos tentando mostrar que a pessoa é muito mais capaz do que ela imagina. No mais, quem quiser aparecer em um treino será muito bem vindo!
Existem campeonatos de parkour em Juiz de Fora?
Não. Esse lance de campeonato é um dos temas mais polêmicos que existem. O Parkour em si é uma atividade física aonde seu único adversário e você mesmo. Nele não temos essa “maldade” necessária no mundo de hoje, de querer ser melhor que o outro a qualquer custo. Mais como o Parkour está “aberto” para o mundo, não temos como impedir isso, mais cedo ou mais tarde vai acabar acontecendo. Temos consciência disso. Aqui em Juiz de Fora estamos trabalhando cada vez mais para passar o Parkour que nós aprendemos.
O seu Grupo já participou de algum evento para divulgar o parkour?
Nós já fizemos várias reportagens, entrevistas e eventos relacionados ao Parkour. Como a entrevista para o Jornal Tribuna de Minas e apresentação no Fashion Days, mais isso foi mais relacionada mais a mídia do que ao Parkour. O nosso único trabalho “Pró” Parkour foram os treinos de iniciantes na UFJF, totalmente voluntário. No mais, todos os nossos trabalhos estão disponíveis no nosso blog.
Para os interessados no esporte, quem eles devem procurar? Os treinos são pagos?
Quem quiser começar a treinar deve procurar o blog ou a comunidade no Orkut “Parkour Juiz de Fora”, lá que os treinos são marcados. Os treinos não são pagos.
domingo, 10 de maio de 2009
Retorno
Atualmente vivemos a melhor fase do Parkour em Juiz de Fora. Encontramos vários picos novos, estamos muito mais unidos. Fizemos uma coisa que deu toda a diferença! Nós paramos com essa mentalidade de grupo "fechado" (aonde a maioria dos treinos era só entre agente), quem acompanhava nossa comunidade fechada sabia disso. Começamos usar a comunidade da cidade mesmo, a aberta. Putz, está sendo maravilhoso, há tempos que não vejo um treino cheio e tão legal como o de hoje! e o mais interessante é que isso vai ficar cada vez melhor!

Obrigado a todos que compareceram no treino de hoje!
sábado, 2 de maio de 2009
Coletânea
http://www.4shared.com/dir/21095450/2494d282/sharing.html
Qualquer dúvida é só falar. Espero ter ajudado!
quarta-feira, 8 de abril de 2009
O primeiro e único passo.
O primeiro contato com o Parkour sempre vem de filmes e vídeos, são poucos que vêem uma boa reportagem. Muitos iniciantes não passam do seu primeiro treino, os motivos são vários, mas o primordial é: “cheguei lá e não fiz nada que gostaria de fazer”. Bem, o que acontece com a maioria, é que eles vêem vídeos de Parkour, Free Running e Tricks tudo fundido e acham que chegarão em um treino de Parkour fazendo tudo aquilo, não percebem que as pessoas no vídeo são atletas super treinados (como qualquer tracer que leva o Parkour a sério).
A realidade de um treino de Parkour é totalmente diferente. A grande maioria não entende o motivo de fazer tantas flexões, barras, repetições, equilíbrio. A pessoa tem que entender que o condicionamento físico é a base! (não só do Parkour como qualquer atividade, acredito eu). Muitas pessoas se machucam por tentar grandes saltos sem ao menos ter se preparado para isso! O iniciante tem que entender que Parkour não é uma coisa momentânea, mais sim um treino para vida. Em muitos casos acontece que os iniciantes eram sedentários e após o primeiro treino, chegam no dia seguinte com os músculos todos doloridos. Pensam que vão ver o resultado logo de primeira. Por esses motivos que vários iniciantes não passam do primeiro treino, desanimam e param de treinar logo de início.
Ter um trabalho como temos aqui em Juiz de Fora com iniciantes é delicado, pois estamos aprendendo a ensiná-los com erros cometidos no passado e com experiências obtidas no percurso de tempo. Creio eu que estamos no caminho certo. Mantemos os pré- requisitos com firmeza para que de 100 iniciantes pelo menos um entenda o Parkour de verdade. Mesmo com as dificuldades que passamos, estamos levando a bandeira do Parkour de pé, pois vários outros grupos que treinavam, já não treinam mais. Restando só mesmo a PKJF em uma cidade “grande” como Juiz de Fora. Acreditamos que este contexto de: “Primeiro e único passo” mude um dia. Porque com mais dedicação e determinação chegaremos a números maiores de iniciantes permanecendo ativos na prática, acreditamos no Parkour, nos benefícios que ele trás para as pessoas dedicadas e queremos passar isso para o próximo. Temos muito trabalho pela frente.
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
O Fim da Praça Cívica

Não sei ao certo o que dizer, estou sem palavras. Foram tantas histórias, experiencias que é até dificil de acreditar que aquele muro nunca mais vai estar lá. Nunca imaginei que ia ter sentimentos por um simples local de treino, onde só tinha alguns muros...
Enfim, a Praça cívica foi destruida! acreditamos que a UFJF vá construir mais um departamento e um estacionamento no local. O que me deixa mais triste é que os treinos de iniciantes eram feitos lá, vamos ter que achar um novo local para os inciantes. Em relação aos nossos treinos, vamos ter que procurar novos picos! por uma lado vai ser bom que vamos explorar mais a cidade encontrando novos desafios.
Se não fosse aquele simples local com alguns murinhos não estariamos onde estamos, e somos muito grato por ele, o que importa é que guardamos boas lembranças de lá!
• Obs: Enquanto não achamos outro lugar adequado para o treino de iniciantes, vamos dar um tempo com os treinos de domingo. Quando decidirmos o proximo local vamos avisa na comunidade da cidade, e no Blog.
domingo, 11 de janeiro de 2009
Rio de Janeiro '08 / '09
Aprendemos muito com vocês todos, espero que gostem dos vídeos :D
• Rio de Janeiro '08 / '09
• Pedra da Gávea '09
[Assim que upar posto aqui :D]