quarta-feira, 8 de abril de 2009

O primeiro e único passo.

O primeiro contato com o Parkour sempre vem de filmes e vídeos, são poucos que vêem uma boa reportagem. Muitos iniciantes não passam do seu primeiro treino, os motivos são vários, mas o primordial é: “cheguei lá e não fiz nada que gostaria de fazer”. Bem, o que acontece com a maioria, é que eles vêem vídeos de Parkour, Free Running e Tricks tudo fundido e acham que chegarão em um treino de Parkour fazendo tudo aquilo, não percebem que as pessoas no vídeo são atletas super treinados (como qualquer tracer que leva o Parkour a sério).


A realidade de um treino de Parkour é totalmente diferente. A grande maioria não entende o motivo de fazer tantas flexões, barras, repetições, equilíbrio. A pessoa tem que entender que o condicionamento físico é a base! (não só do Parkour como qualquer atividade, acredito eu). Muitas pessoas se machucam por tentar grandes saltos sem ao menos ter se preparado para isso! O iniciante tem que entender que Parkour não é uma coisa momentânea, mais sim um treino para vida. Em muitos casos acontece que os iniciantes eram sedentários e após o primeiro treino, chegam no dia seguinte com os músculos todos doloridos. Pensam que vão ver o resultado logo de primeira. Por esses motivos que vários iniciantes não passam do primeiro treino, desanimam e param de treinar logo de início.


Ter um trabalho como temos aqui em Juiz de Fora com iniciantes é delicado, pois estamos aprendendo a ensiná-los com erros cometidos no passado e com experiências obtidas no percurso de tempo. Creio eu que estamos no caminho certo. Mantemos os pré- requisitos com firmeza para que de 100 iniciantes pelo menos um entenda o Parkour de verdade. Mesmo com as dificuldades que passamos, estamos levando a bandeira do Parkour de pé, pois vários outros grupos que treinavam, já não treinam mais. Restando só mesmo a PKJF em uma cidade “grande” como Juiz de Fora. Acreditamos que este contexto de: “Primeiro e único passo” mude um dia. Porque com mais dedicação e determinação chegaremos a números maiores de iniciantes permanecendo ativos na prática, acreditamos no Parkour, nos benefícios que ele trás para as pessoas dedicadas e queremos passar isso para o próximo. Temos muito trabalho pela frente.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá ìcaro....
Em Juiz de Fora tem mais clãs sim....
Talvez não tão grandes como o seu....e talvez ainda não tiveram a oportunidade de aparecer. Como é o caso do meu, que apesar de tecnicamente não ser um grupo(oficialmente duas pessoas por enquanto)fazemos parte desse "mundo". E treinamos sempre quando podemos. Tem outros clãs, bons e outros nem tanto. Mas a idéia do parkour está na superação e na liberdade. No nosso ponto de vista... Como traceurs temos que levar uma ideia igualitaria a todos que treinam...(não estou dizendo que vcs fazem o contrário...pelo amor de deus,rsr)gosto demais de treinar com vcs e admiro o trabalho que vcs fazem. Nós não temos por enquanto nenhum projeto social mas trabalhamos em nós mesmos para que sejamos hoje melhores do que ontem. Creio que seja um bom começo. Espero que vc não tenha se sentido ofendido pelo o que eu escrevi, pois não foi essa a intenção...nem de perto. Um grande abraço, bons treinos e até a próxima.

Matthaeus disse...

Eu já sabia disso. Estou abrindo um grupo aqui na minha cidade (Piraúba) e o pessoal que sempre achava maneira e tinha vontade agora "amarelou". Falam que não aguentam fazer aquilo e tal. Expliquei para eles que começa no básico. Quando a preparo físico só mesmo para mim. Mesmo com 2 anos sem fazer nada já tive experiências em karate e academia. Agora o pessoal pratica futebol e tal. Já faz 1 semana que faço alongamentos, flexões e abdominais em casa e já vi resutado no meu corpo. Só falta firmar um grupo para iniciarmos os treinos.

Ícaro Iasbeck disse...

Opa, bom saber! Sempre que precisar estamos ae! :D

Unknown disse...

oie..gostaria de saber se garotas como eu tbm podem participar e se os treinamentos e preparacoes físicas deixam o corpo muito masculino......um beijao,,adoro ler matérias sobre o PK e admiro muito o trabalho de vcs!!!

Victor Hugo disse...

Poxa maneiro o trabalho de vcs , gosto muito de parkour so que não sei praticar sozinho , sempre tento fazer alguma coisa sempre a mais simples , mas não me contento e quero mais , so que não sei como treinar .