quinta-feira, 28 de maio de 2009

Questionário

Luis Filipe D. Fontes (estudante de comunicação da UFJF), me enviou um questionário sobre o Parkour em Juiz de Fora e algumas perguntas pessoais. Resolvi postar pelo fato das perguntas serem bem interessantes e bastante frequêntes.

Ícaro Iasbeck, 17 anos.

Há quanto tempo você pratica?

Conheci o Parkour em março de 2007. Vamos dizer que nessa data eu apenas “brincava de Parkour”. No início tudo era muito desorganizado, não tinha ninguém mais experiente para nos ensinar, aprendemos na marra. Só depois de viajar pelo Brasil, conversar com os Tracers (praticantes de Parkour) mais experientes, que comecei a entender o conceito do Parkour, que vai muito além de um simples salto. No mais se alguém me perguntar há quanto tempo eu treino, falo com orgulho dos meus 2 anos. Não excluo o meu início, pois acredito que aprendemos com nossos erros.

Como conheceu o esporte? e como foi o 1° contato?

Conheci o Parkour através de vídeos na internet, e alguns filmes. Procurei saber mais pelo Orkut, onde encontrei um pessoal que treinava. O primeiro treino foi uma coisa bem simples, todo mundo era iniciante... não me arrependo, se não fosse por aquele treino, não estaria onde estou.

Quem foi o responsável por trazer o Parkour para Juiz de fora? E quando trouxe?

Quando comecei já tinha uma galera que “treinava”. Com o tempo esse pessoal foi sumindo, restaram somente alguns integrantes que levavam a prática mais a sério. Nós nos juntamos, e formamos a Parkour Juiz de Fora. Com o grupo mais sério formado, começamos divulgar o Parkour da forma certa. É difícil falar quem trouxe, gosto de falar que os primeiros praticantes trouxeram a idéia, e o grupo Parkour Juiz de Fora concretizou a prática do Parkour na cidade.

Onde são os treinos?

Antigamente os treinos eram marcados na UFJF, praça cívica. Mais como a universidade está em reformas isso dificulta bastante os treinos. Atualmente estamos treinando em praças e locais públicos. Algum deles são: Mergulhão, Praça Meuquita e entre outras praças na cidade.

Qual idade indicada para a prática do Parkour?

Esse lance de idade é complicado. No Parkour não temos um livro de regras para seguir, esse livro é você quem faz. Quando nós estávamos dando treino de iniciante na UFJF já apareceram garotos de 10, 11 anos, como também rapazes de até 30, 35 anos. Não tem idade especifica para o Parkour. Na minha opinião, quanto mais novo melhor, a criança não tem muito aquele pensamento limitado, cheio de barreiras, ela ainda não foi infectada pela sociedade como um todo, onde tudo é proibido. Não que agente esteja quebrando barreiras, nós só estamos tentando mostrar que a pessoa é muito mais capaz do que ela imagina. No mais, quem quiser aparecer em um treino será muito bem vindo!

Existem campeonatos de parkour em Juiz de Fora?

Não. Esse lance de campeonato é um dos temas mais polêmicos que existem. O Parkour em si é uma atividade física aonde seu único adversário e você mesmo. Nele não temos essa “maldade” necessária no mundo de hoje, de querer ser melhor que o outro a qualquer custo. Mais como o Parkour está “aberto” para o mundo, não temos como impedir isso, mais cedo ou mais tarde vai acabar acontecendo. Temos consciência disso. Aqui em Juiz de Fora estamos trabalhando cada vez mais para passar o Parkour que nós aprendemos.

O seu Grupo já participou de algum evento para divulgar o parkour?

Nós já fizemos várias reportagens, entrevistas e eventos relacionados ao Parkour. Como a entrevista para o Jornal Tribuna de Minas e apresentação no Fashion Days, mais isso foi mais relacionada mais a mídia do que ao Parkour. O nosso único trabalho “Pró” Parkour foram os treinos de iniciantes na UFJF, totalmente voluntário. No mais, todos os nossos trabalhos estão disponíveis no nosso blog.

Para os interessados no esporte, quem eles devem procurar? Os treinos são pagos?

Quem quiser começar a treinar deve procurar o blog ou a comunidade no Orkut “Parkour Juiz de Fora”, lá que os treinos são marcados. Os treinos não são pagos.

Nenhum comentário: